Quem se Define, se Limita



Tenho visto em visita a alguns sites, blogs e comunidades nas redes sociais que os administradores fazem sempre a seguinte pergunta: “Que técnica você mais gosta?”  E tenho pensado a esse respeito e cheguei à conclusão de que pode ser perigoso para o artesão responder essa pergunta.  Mas como assim “perigoso”?  Calma, calma!  Não é um perigo do tipo “Ah!  Você está em perigo!  Cuidado!”.  É mais um perigo do tipo “Ó, leva esse casaco aqui senão pode esfriar e você não vai ter um agasalho”.
Tudo bem!  Mas qual é o perigo?  Vamos lá.  Quando você identifica uma técnica como sendo a que você mais gosta, você cria uma afinidade com essa técnica e uma tendência a direcionar toda a sua atenção para essa técnica.  Até então, não tem nada demais.  Afinal você está direcionando sua paixão e sua atenção para aprender mais sobre aquilo que você gosta.  Mas aí vem o problema de segurança que eu falei no início:  quando você se define, você se limita.

Mas como assim?  Isso não é filosofia de rede social?  É também.  Mas me acompanha aqui rapidinho...  Quando você define, por exemplo, que gosta mais de pintura em tecido, você fica com essa ideia na cabeça.  E toda vez que você tem oportunidade de pesquisar alguma coisa ou de fazer um curso, você vai pensar de cara em pintura em tecido.  E com essa rotina a gente acaba perdendo ótimas oportunidades de aprender coisas novas.

Se nós colocamos uma definição para aquilo que nós gostamos, nós corremos o risco de não buscar novos horizontes para nos aperfeiçoarmos na arte.  Se eu gosto de pintura em tecido, mas não me defino como um pintor de tecidos, é muito mais fácil eu assistir a um vídeo de decoração de caixas de MDF e aprender, por exemplo, uma técnica de acabamento que pode ser usada nas duas situações.  Assim como aprender a fazer uma flor de crochê que vai ficar superinteressante naquela decoração de garrafa que eu penso em reciclar há tanto tempo.

Então vamos nos definir como artistas/artesãos que gostam de fazer arte?!  E vamos expandir os nossos horizontes para aprender uma coisinha nova todos os dias.  Assim vamos nos aperfeiçoando cada vez mais.  Até o próximo artigo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário