As Tendências na Decoração e o Artesanato

Na decoração, assim como na moda, todos os anos são lançadas novas tendências que falam das possibilidades de cores, formas e demais conceitos relacionados ao conjunto visual e que podem ser aplicados em diversos campos do nosso dia a dia.  Apesar de ser impossível mudar a decoração da casa todo ano, estar em sintonia com estes conceitos ajudam muito a tornar o seu cantinho mais aconchegante e a organizar o seu espaço.



Entretanto, para os artesãos que produzem suas peças com o intuito de reforçar a renda familiar, ou mesmo aqueles que fazem do artesanato a sua fonte principal de renda, estar por dentro destas tendências é praticamente um dever de casa, uma obrigação.  Conhecer as cores que são apontadas pelas autoridades em arquitetura, as formas, as orientações para a organização dos espaços e todas as diversas informações relacionadas à decoração pode ser o diferencial entre produzir peças que serão rapidamente comercializadas e ter um estoque encalhado pro resto do ano.


Planejar peças que estejam em harmonia com os ambientes, que sejam utilitárias e que sintonizem com as tendências em decoração podem fazer a diferença na sua produção e venda.  Em 2016, por exemplo, uma das tendências apontadas pelos especialistas é a ocultação dos fios na decoração.  Deixar o ambiente mais limpo visualmente, ocultando os fios dos aparelhos eletrônicos é uma forma de tornar os ambientes mais organizados.

Em termos de cores, o cinza, o azul e o rosa estão bastante cotados.  Isso não quer dizer que todas as suas peças vão ser produzidas nestas três cores, mas sim que você deve ter isso em mente e procurar produzir peças em cores que harmonizem em ambientes que possam estar pintados nestes tons.  A geometria nos revestimentos e as estampas nas almofadas também são conceitos bastante falados para as tendências de decoração em 2016, então estar atento às estampas e aos desenhos geométricos na hora de planejar suas peças pode ser um grande diferencial.

Para as paredes, uma novidade são as flâmulas e tapetes.  Estar atento às técnicas, formas, cores e tamanhos pode te dar grandes idéias para novos projetos.  E os objetos feitos à mão, estes com os quais nós trabalhamos diariamente, são uma grande aposta nas tendências em decoração para 2016.  Bordados, tricô, cartonagem, crochê, pintura em tecido, macramê são apenas algumas das técnicas que fazem do artesão uma espécie de criador, que transforma simples materiais em peças elaboradas e capazes de imprimir emoções e tornar os ambientes mais acolhedores.

Então vamos lá!  É hora de começar a reservar uns 15 a 30 minutos do seu dia pra pesquisar sobre estas tendências e pensar em peças que se integrem a estes ambientes.  Além de tornar a sua produção mais vendável, você vai aprimorando seus conhecimentos em termos de cores, formas e conceitos no que diz respeito à decoração dos ambientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário